Moda Modesta

Já ouviu falar em Modest Fashion?

tina fey shades GIF by Unbreakable Kimmy Schmidt

Whaaat?

Pois é, nem eu. Estava hoje lendo minhas newsletter dos sites de moda que gosto e me deparei com um post sobre o tapete vermelho do Tony Awards. E uma coisa me chamou atenção, o termo Modest Fashion. O que entendi logo de cara é que as convidadas estavam usando roupas mais simples, cobertas no pescoço, braços e pernas. Achei simples mas ainda sim, sofisticado. E interessada pelo termo  fui pesquisar mais sobre o assunto e dei de cara com um artigo no Who What Wear que você pode ler na íntegra aqui:  #ModestFashion

 Indya Moore – Tony Awards 2018 

Pensei que a tendência fosse apenas o shape do vestido, como este Altuzarra acima, que aliás é belíssimo! Afinal de contas, o vestido não tem todo os frufrus e adornos que um tapete vermelho pede. É simples e parece ser feito para aqueles eventos onde você tem ir arrumada mas não muito. Se é que isso é possível, né Carey Mulligan?

Carey Mulligan – Tony Awards 2018 de Giambattista Valli

Só que a Moda Modesta tem mais a ver com as mudanças socio-economicas e religiosas que com a moda. Com o crescimento da religião muçulmana ao redor do mundo, em especial na Europa, muitas mulheres jovens tem adentrado o mercado de trabalho seguindo a tradição de usar o hijab e de cobrir seu corpo conforme a tradição. E para atender esse mercado muitas grifes e lojas de departamento já estão atendendo a pedidos com peças mais austeras e que vão de encontro com a opção de cada consumidor(a), seja qual for seu credo sem perder o charme e bom gosto.

muslim GIF by Identity

A verdade é que o Modest Fashion é tão novo quanto o momento de mudanças que estamos vivendo. Então, se interpreta conforme o estilo de vida, gosto e cultura, sem necessariamente ser atrelado a uma religião. O movimento é o resultado da globalização e da diversidade que está se integrando de fato no mundo. Através das redes sociais é possível interagir mais e mais com pessoas dos quatro cantos do planeta, o que nos leva a conhecer novas culturas e de alguma forma nos adaptarmos a ela.

View this post on Instagram

A touch of black

A post shared by @ rumenarahman on

 

A moda sempre foi e sempre será um elo entre todos os povos. Acredito que Modest Fashion já existia muito antes de ser cunhada como tendência. Nada mais é do que a simplicidade, o dia a dia de cada um de nós, é o que muitas pessoas ao redor do mundo usam em respeito as tradições de sua terra natal. O que me parece é que só agora acordaram fato para este nincho de mercado e está globalizando suas peças para um lifestyle mais sustentavel e ainda sim, lucrativo.

Fotos: reprodução

Phototastic-16_04_2016_77986de3-a002-4aab-ac8c-09759705a6c5(1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.