Já ouviu falar em Modest Fashion?

Whaaat?
Pois é, nem eu. Estava hoje lendo minhas newsletter dos sites de moda que gosto e me deparei com um post sobre o tapete vermelho do Tony Awards. E uma coisa me chamou atenção, o termo Modest Fashion. O que entendi logo de cara é que as convidadas estavam usando roupas mais simples, cobertas no pescoço, braços e pernas. Achei simples mas ainda sim, sofisticado. E interessada pelo termo fui pesquisar mais sobre o assunto e dei de cara com um artigo no Who What Wear que você pode ler na íntegra aqui: #ModestFashion

Indya Moore – Tony Awards 2018
Pensei que a tendência fosse apenas o shape do vestido, como este Altuzarra acima, que aliás é belíssimo! Afinal de contas, o vestido não tem todo os frufrus e adornos que um tapete vermelho pede. É simples e parece ser feito para aqueles eventos onde você tem ir arrumada mas não muito. Se é que isso é possível, né Carey Mulligan?

Carey Mulligan – Tony Awards 2018 de Giambattista Valli
Só que a Moda Modesta tem mais a ver com as mudanças socio-economicas e religiosas que com a moda. Com o crescimento da religião muçulmana ao redor do mundo, em especial na Europa, muitas mulheres jovens tem adentrado o mercado de trabalho seguindo a tradição de usar o hijab e de cobrir seu corpo conforme a tradição. E para atender esse mercado muitas grifes e lojas de departamento já estão atendendo a pedidos com peças mais austeras e que vão de encontro com a opção de cada consumidor(a), seja qual for seu credo sem perder o charme e bom gosto.
A verdade é que o Modest Fashion é tão novo quanto o momento de mudanças que estamos vivendo. Então, se interpreta conforme o estilo de vida, gosto e cultura, sem necessariamente ser atrelado a uma religião. O movimento é o resultado da globalização e da diversidade que está se integrando de fato no mundo. Através das redes sociais é possível interagir mais e mais com pessoas dos quatro cantos do planeta, o que nos leva a conhecer novas culturas e de alguma forma nos adaptarmos a ela.
A moda sempre foi e sempre será um elo entre todos os povos. Acredito que Modest Fashion já existia muito antes de ser cunhada como tendência. Nada mais é do que a simplicidade, o dia a dia de cada um de nós, é o que muitas pessoas ao redor do mundo usam em respeito as tradições de sua terra natal. O que me parece é que só agora acordaram fato para este nincho de mercado e está globalizando suas peças para um lifestyle mais sustentavel e ainda sim, lucrativo.
Fotos: reprodução