Skin Positivity

Há cinco meses comecei minha jornada de skin positivity. Desde os 15 sofro com acne, quer dizer, sofria. Em março eu me irritei. A make de carnaval não ficou boa e eu me emputeci de vez. Eu já tinha tacado o foda-se há uns três anos quando sofri mais uma das minhas crises. Vários fatores influenciaram as crises que tive: genética, hormônios, ovários policísticos, reação a medicamentos e o ultimo, estresse.

Em 2015 e 2016 tive crises severas de coluna, sofro de hérnia de disco daquelas que pinçam o ciático. A última me deixou travada, eu não conseguia andar e ainda fiquei puxando a perna, mas para eu levantar e conseguir fazer as minhas coisas toda semana eu tinha que tomar medicação a base de corticoides. Mal sabia eu dos efeitos colaterais que viriam depois. Em outubro eu tive a crise, já pesava uns 65 quilos e em três meses de tratamento eu estava pesando 70 quilos. Além de eu comer mais do que deveria fiquei “inchada” do remédio. Como eu tomava um analgésico de manhã para poder aguentar o dia, com um mês de medicação, um belo dia em 19 de novembro a minha cara amanheceu linda, linda igual a um Chokito. Eu tomei um susto! Corri para emergência e o plantonista me disse que não poderia fazer nada porque isso era assunto para um dermato, me passou um remédio meia boca mas a acne só melhorou uma semana depois porque eu suspendi o analgésico e as injeções. Foquei no pilates, na hidroginástica e mesmo com dor lá para fevereiro de 2017 eu estava boa da coluna, mas não da acne. Fueeen…

New Phototastic Collage2
O brasileiro não tem um dia de paz nessa vida….

Depois desse episódio fiz alguns exames e para minha surpresa não eram os  hormônios e nem cistos no ovário. Minha recomendação a seguir foi tomar um antibiótico e manter a rotina de limpeza e proteção solar. Porém as espinhas continuavam a aparecer e deixei as espinhas viverem no meu rosto, eu já estava cansada de ir em dermatos e a primeira coisa era mandar fazer exame para tomar Roacutan, fugia na hora. Assumi minha acne e fui viver minha vida.

No final de 2017 o movimento Skin Positivity começou a ganhar força com o episódio de Kendall Jenner no Globo de Ouro de 2018. A modelo foi criticada por ousar sair de casa com algumas marcas de acne, que ficaram evidentes com os flashes durante sua passagem pelo red carpet. Agora imagina se os haters vissem as pessoas que sofrem de acne severa…

Resultado de imagem para kendall jenner globo de ouro 2018
Kendall Jenner – Globo de Ouro 2018

Esse episódio infeliz acendeu a discussão de que ter acne é normal. Ainda mais entre nós, jovens adultos de Geração Y e Millennials que cresceram com uma dieta rica em gordura, açúcar e claro, o estresse de uma vida moderna que afeta nossa saúde mental aqui e ali. Os problemas dermatológicos vão de acne rosácea, acne da mulher adulta, eczemas, dermatites entre outras. O fotografo Peter Devito postou uma foto icônica celebrando suas espinhas que marcou o nascimento do Skin Positivity, encorajando pessoas a se sentirem confortáveis em sua própria pele.

E mesmo que a acne seja normal ela começa a incomodar depois de um tempo.A maquiagem não senta, a foto fica feia, e não podemos mentir que estética conta para quem trabalha com público e afins. Infelizmente as pessoas julgam e eu não sou diferente. Depois que outro movimento de beleza tomou força, o Skin Care Routine tocou muito meu coração. Eu queria de novo ter um rosto limpo, liso e economizar uns reais no secativo que eu comprava todo mês e ressecava minha cara. Procurei novamente um dermato e de cara já amei o atendimento da Dra. Paloma Mattos. Ela entendeu de cara o que eu queria e nem mencionou a palavra Roacutam. Conversou comigo sobre minha alimentação, minha rotina e de cara já receitou uns remedinhos para começar a tratar, o que foi minha salvação! A Dra. Paloma me explicou que sofro de acne da mulher adulta, onde picos de cortisona quando elevados faz espinhas aparecem na zona U (mandíbula, queixo e pescoço). Todos temos um receptor na pele chamado TLR-2 que faz parte do sistema imunológico, quando a concentração desses receptores é maior a predisposição é grande, o que é o meu caso. Geneticamente, herdei do meu pai a predisposição para acne e diabetes. Fiz uma rápida pesquisa e meus tios por parte de pais todos tiveram acne na adolescência até por volta dos 30 e poucos, pois herdaram da minha vó. O mais louco é que meu irmão é imune, ele puxou a minha mãe e nunca sofreu com um cravinho que seja. #inveja

New Phototastic Collage
Evolução do Tratamento com Doxiciclina e Espironolactona – 22/03 a 22/04/2019

Descobri que 16 milhões de brasileiras entre 34 e 44 anos sofrem desse mal e pesquisas apontam que são mulheres que tiveram problemas com acne na adolescência e o problema permaneceu na idade adulta – OLHA EU AÍ!!!! A ajuda de um profissional me deu um novo olhar sobre #skinpositivity pois eu finalmente entendi o que tenho e de onde vem cada uma das minhas espinhas. Semana passada tive um aborrecimento e em menos de 24 horas, BOOM! duas lindas espinhas na cara. #obrasileirosofre 

A verdade é que com o uso continuo do medicamento por 60 dias os resultados foram ótimos, mesmo que alguns cravos tenham surgido aqui e ali. Só o fato de eu puder voltar a usar maquiagem sem ficar com marcas de bolhas me aliviou demais, me aliviou tanto que nem uso mais muita maquiagem. Fiz a Alicia Keys e uso o minimo, na verdade já tenho até preguiça. O que também me fez repensar o consumo desordenado de produtos de beleza. Eu não precisava comprar todas as novidades de beauté para ver se resolvia minha vida, mesmo porque além do tratamento oral também tem o tópico manipulado que ajudou muito a disfarçar as marcas. Elas não sumiram completamente mas já não estão mais tão gritantes como no começo do post.

New Phototastic Collage2
Resultado em 08/07/2019

O meu tratamento é continuo, desde abril quando tive minha consulta de retorno sigo tomando a espirolactona até minha nova consulta que será em outubro de 2019. Eu não poderia estar mais feliz. Primeiro, porque não precisei tomar o bendito Roacutan; segundo, porque economizei uns reais e terceiro, porque a auto estima melhora quando não precisamos ficar mais escondendo o que achamos ser uma imperfeição e muito menos ter pessoas te julgando porque “não tem cuidado pessoal com a aparência”…

Há um tempo atrás fiz um post iniciando minha jornada mas não consegui manter, tomar o Roacutan não era uma opção e acabei deletando o primeiro post. Agora que finalmente segui adiante e evolui o tratamento, posso compartilhar minha jornada. Falando ainda do movimento de Skin Care quero falar mais sobre produtos que ajudam a melhorar as marcas que essas bichinhas deixam no rosto, na alma e no coração.

Fotos: Arquivo Pessoal/Reprodução

phototastic-16_04_2016_77986de3-a002-4aab-ac8c-09759705a6c51

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.