Joker

Vocês acharam mesmo que eu não ia falar sobre o novo filme do Coringa? Lembrando que eu não entendo p@rra nenhuma de cinema sendo apenas espectadora, comento as impressões que tive baseada pura e exclusivamente no que observo nos atores, na fotografia, roteiro e trilha sonora. E como eu gostei desse filme do começo ao fim, lá vai!

Joaquin Phoenix está simplesmente divino ao interpretar o mair vilão de todos os tempos. E não é clichê quando dizem que ele é favorito para o Oscar de 2020. Quem viu o ator em Ela (2014) sabe que ele traduz com perfeição a melancolia dos sonhadores. E para quem o viu em Gladiador (2000) sabe que ele também tem uma certa maldade e cinismo dentro de si. E é aí que a estrela de Joaquin brilha, por que ele junta o útil ao agradável.

Joaquin Phoenix – Joker – 2019

O Coriga sempre foi um personagem interessante porque na sua loucura ele traz certas verdades e explora o lado psi de todos nós. Uma amiga me contou que ao ver o filme sentiu um desconforto emocional, também pudera, é impossível não se sentir algoz de Arthur Fleck em algum momento da história. Ao ver a construção do personagem, sentimos uma certa empatia e até torcemos por ele, porque vemos um sofrimento que a maioria de nós não enfrentamos diariamente. E ao meu ver, é aí que está a beleza de tudo.

O filme é gráfico o suficiente para que sintamos o desconforto que uma pessoa marginalizada passa, não porque ele viria a ser um criminoso, mas por estar a margem da sociedade. Envolto em mentiras, cresceu acreditando que fora criado para fazer as pessoas felizes, e seguiu sua na sua missão, sempre com um sorriso no rosto. Porém, nem sempre estamos para graça e sentindo-se triste e angustiado por conta de suas frustrações profissionais e pessoais, aprendeu a se defender. E, ao se defender sentiu pela primeira vez o que é se sentir bem de verdade, apesar dos pesares.

Sacrifícios em nome da arte, de Joaquin Phoenix a Charlize Theron
Joker – 2019

O background politico do filme é um plus e traz reflexões sobre como o sistema engole pessoas de todos os níveis sociais, além de abordar o poder da imprensa numa Gothan sitiada por problemas econômicos. Arthur Fleck é só mais um na multidão e mesmo sem entender muito bem, se torna o rosto de movimentos sociais de uma cidade assolada por problemas. O que nos leva a outro ponto crucial da politica moderna: como mitos e lendas são criados pela opinião popular. E seguindo o flow da opinião popular criam exércitos com soldados ferozes que agem por conta própria sem nem ao menos saber o que está em jogo. E a metáfora de que líder da “revolução” é um palhaço e seus seguidores usam mascaras de palhaço é a cereja do bolo. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Joaquin Phoenix's Joker movie unveils new pictures of the Clown Prince of Crime  - DigitalSpy.com
Joker – 2019

Um dos destaques do filme é Robert De Niro, como o sempre simpático e nada imparcial Murray Abraham. O apresentador interpretado por De Niro é um dos heróis de Arthur, quase um happy place onde ele encontra um minuto de paz e relaxamento no conturbado mundo onde vive. A cena onde esses dois monstros se encontram vale pelo filme inteiro.

A narrativa do filme é um pouco lenta e pode ficar meio chata as vezes, minha mãe deu uma leve dormida no meio do filme mas é necessária para criar a atmosfera de revelações que estão por vir, e olha, não são poucas. As verdades nuas e cruas dita por Arthur/Joker nos deixam em carne viva nos últimos vinte minutos finais. #pqpcaralhoésimplesmentefoda

A trilha sonora é um sonho, como as românticas canções dos anos dourados a lá old hollywood. Destaque para Smile, Send in The Clowns, White Room e Slap the Bass, clássicos (remasterizados por Hildur Gudnadottir) feitos para um novo clássico. E a minha favorita de todos os tempos, That´s Life do Frank Sinatra! ❤

You will never understand!

Arthur Fleck a.k.a Joker (2019)

Fotos/Videos: reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.