Balenciaga

Cigarettes and tiny liquor bottles just what you expect inside her new Balenciagas…

Você já deve ter ouvido essa música em algum Tik Tok randômico ou visto algum meme com alguma peça da maison. Desde que assumiu a Balenciaga em 2015, segundo alguns reports de moda, Demna gosta da dicotomia entre realidade e fantasia. Sua coleções falam sobre o real e o falso seja no físico e ou virtual. Em 2020, ele fez um desfile nas ruas de Paris, em plena madrugada, rumo a uma festa que todo mundo queria mas não podia ir por conta da pandemia. Em 2021, a coleção foi 100% digital como um jogo. Inovador é o melhor adjetivo para descreve-lo. Ao lado de seu irmão, Guram Gvasalia, eles são os criadores por detrás da Vetements, cujo proposito é subverter a alta moda e estão conseguindo. Acompanhado as mudanças de uma nova geração, o high fashion se transformou em moletons, botas coturnos e vestidos estruturais.

Após essa pequena introdução, vamos ao que interessa. O desfile Balenciaga 360° para o inverno 22. O convite? Um Iphone velho e quebrado, e seguindo o conceito de realidade e fantasia. O briefing da coleção chamou atenção sobre mudanças climáticas. O conceito sugeriu que num futuro (não muito) distante, a neve possa não existir ou existir, sendo um privilegio ou não para poucos.

Seus desfiles são sempre muito esperados mas o que ninguém estava esperado era Kimberly Kardashian toda envolta em fita tape. Achei maravilhoso e icônico, porque Kimzinha sempre sonhou em ser aceita pelo stablishment, e esse momento chegou. Lembram que eu falei que o Deema subverte o high fashion? Então, escolher Kim K como garota propaganda é trazer o real para um mundo irreal. O mundo da moda é feito de sonhos com pessoas e roupas nem sempre tão acessíveis.

A coleção de inverno é simples, a facilidade de dobrar e guardar tudo trazem a ideia de movimento. O melhor da coleção é uma bolsa de lixo, afinal de contas em tempos apocalípticos, quem precisa de uma it bag não é mesmo? O final do desfile foi marcado pelo apoio a Ucrânia, em meio a guerra com a Rússia. Demna é sobrevivente de guerra. Aos 10 anos foi forçado a sair de casa na Geórgia para fugir da guerra em Abecásia e ele e sua família se refugiaram em Odessa, Ucrânia.

A bolsa – saco mais cool da temporada!

O desfile começou com um poema escrito por Oleksander Oles, poeta e símbolo da resistência cultural da Ucrânia morto por nazistas em 1944, e declamado por Demna. A mensagem maior que o estilista deixou foi : “Em tempos como esse, a moda perde sua relevância e seu direito de existir”

Fotos/ Vídeos : reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.